terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Então é Natal...

O Natal, festa tradicionalmente católica com o intuito inicial de celebrar o nascimento do menino Jesus, como não podia deixar de ser, foi incorporada rapipidamente ao way-of-life (se é que se pode denominar assim) capitalista. Hoje, acho que para maioria dos brasileiros, Natal é sinônimo de Dezembro, Verão, décimo terceiro salário, compras de final de ano, impostos extras (IPTU, IPVA, ...), peru e pernil, Papai Noel. Jesus parece mais com figura secundária, embora a festa seja tradicionalmente sua. Talvez seu papel principal ainda não tenha sido ofuscado no presépio, nem no coração dos mais religiosos ou daqueles com menos poder aquisitivo, para os quais Natal é sinônimo também de renovação de forças e esperanças, fundamentadas, basicamente, na fé.
Apesar de tudo, ainda acho o Natal uma data bacana. Natal é época de rever os familiares mais próximos e também os distantes, de viajar com a família, é hora de começar a pesar o que foi feito de bom e de ruim ao longo do ano, é tempo de início de férias, do início do calor escaldante aqui na Cidade do Sol (Natal/RN), daquelas comprinhas animadoras (não vou negar que adoro compras de final de ano, rs). Tudo bom demais!
Só tem um porém: tudo bem que é Natal, que algumas pessoas/lojas/repartições 'incorporam' o espírito da época, mas ninguém merece aquelas musiquinhas instrumentais mais que batidas e enjoativas estilo Jingle Bell ou então (como bem disse o nobre Vinícius hoje na mesa de um restaurante de comida chinesa) aquela velha música cantada por Simone ('Então é Natal... E o que você fez?...'). A data é a mesma, todo ano tem, mas um repertório novo não faria mal a ninguém.
- Deus conserve para sempre o meu bom senso temperado a pitadas de loucura.

Quem sou eu

Minha foto
Uma pequena criatura semi-leiga em muita coisa, mas metida o suficiente para dar palpite em quase tudo. beijosaindasereimanchete!
Powered By Blogger

Arquivo do blog

"Ouse e seja como o Louco do Tarot, que confia cegamente na sua sorte e só almeja sua evolução."