sábado, 6 de dezembro de 2008

Sobre a ausência de conhecimento sobre a crise

Dessa vez não há inquietação alguma que me motive a atualizar o blog, mas passando os vários canais da tv à procura de algum filme bacana, me deparei com mais um noticiário sobre a tal crise enfrentada até agora não sei direito por quem, não sei direito desde quando, não sei direito com quais consequências sobre o Brasil.
Mas é fato que os Estados Unidos vinham passando por uma forte recessão econômica, a qual, na realidade, talvez já fosse a própria crise (que hoje se sabe acontecer desde Dezembro do ano passado e a qual eu, leiga como sou, desconfio vir de bem antes).
Ok. Eu sei que no assunto economia sou uma semi-analfabeta. Mas será que isso não já era esperado não?! Com uma dívida externa daquelas, será que ainda houvesse quem realmente acreditasse que eles fossem extremamente ricos?! Não sei se por eu ter devorado alguns livros de Geografia para o vestibular que essa crise atual me lembra o que aconteceu com o Japão, há algumas décadas: a especulação financeira foi tão grande, mas se revelou apenas uma especulação exarcebada. Então o Japão teve sua economia arruinada ( o "estouro" da bolha especulativa), várias empresas foram a falência, empresário se suicidaram, a economia foi repensada, ocorreram investimentos externos e, contra aqueles que defendem a não participação do Estado na economia, o próprio Estado e os cidadãos, no fim, pagaram a conta.
Será que essa analogia pode realmente ser feita? Estaria os Estados Unidos enfrentando crise semelhante? Quais serão as repercussões na chamada economia global?
Juro que eu não sei. Mas a crise me parece mais fruto da especulação. Tudo bem que milhares de montadores fecharam, bancos internacionais quebraram. Indicando que ela é real.
Mas deve ser questionado pra quem essa crise causará maiores danos. Nessa hora me vem à mente mais uma pergunta: quando um país como o México não esteve em crise? E os países africanos? Quando, meu Deus?
Também é fato que apesar disso, toda uma ''macroescala'' econômica é afetada: a economia globalizada funciona em redes de ligações complexas e que reforçam ainda mais laços de interdependência entre os países e suas respectivas economias, nos mais diversificados setores. Então se um dos pilares principais dessa rede entra em derrocada, parte da rede é levada abaixo juntamente com esse pilar.
Juro que preciso de mais informações sólidas, mas não sei onde procurar. Blogs, jornais, noticiários, boca-a-boca? Quem fala, sabe realmente sobre o assunto o qual é falado?! Independentemente disso, vou me informar sim, e juntando informações espero que o próximo texto sobre esse assunto seja mais sólido e menos conjectural.
(Desculpem-me por qualquer absurdo dito acima. Agradecerei correções fundamentadas.)
Boa noite.
- Deus conserve para sempre o meu bom senso temperado a pitadas de loucura.

Quem sou eu

Minha foto
Uma pequena criatura semi-leiga em muita coisa, mas metida o suficiente para dar palpite em quase tudo. beijosaindasereimanchete!
Powered By Blogger

Arquivo do blog

"Ouse e seja como o Louco do Tarot, que confia cegamente na sua sorte e só almeja sua evolução."